(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 23/06/2023 - 10:05
Secretaria de Saúde segue medidas de controle e mitigação dos casos de meningite

Dois dos quatro casos suspeitos de meningite meningocócica tipo C foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde de Toledo, sendo uma mulher, 19 anos, residente em Toledo, e um homem, 64 anos, residente em Quatro Pontes. Os demais casos seguem em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR).

A identificação dos casos ocorreu posterior festa junina promovida na Associação de Moradores da Linha Flor da Serra no último dia 10, com possível vínculo em comum entre as pessoas que estiveram no evento ou que tiveram contato com participantes. Na segunda-feira (19), após uma reunião online para melhor avaliação e adoção de medidas cabíveis entre a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, Sesa, 20ª Regional de Saúde de Toledo e epidemiologias envolvidas, a Sesa emitiu uma nota com a confirmação do primeiro caso. O segundo, por sua vez, foi confirmado na quarta-feira (21).

Ontem (22), uma nova reunião online aconteceu entre as epidemiologias de Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon e Toledo, 20ª Regional de Saúde de Toledo, Sesa e equipe do Ministério da Saúde para continuidade da investigação dos casos e melhores medidas a serem adotas. Ambas as reuniões foram feitas com a secretária de Saúde, Renata Leônidas, e a enfermeira e responsável técnica pelo Centro de Saúde, Maíra Risse.

Logo, a secretaria quatropontense segue medidas de controle da situação e mitigação dos casos, sendo que já realizou ações de profilaxia, conforme as orientações e protocolos do Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e Guia Rápido de Manejo Epidemiológico das Doenças Imunopreveníveis da Sesa. Até o momento, a quimioprofilaxia é realizada com 13 pacientes em Quatro Pontes.

Como medidas de prevenção, a secretaria orienta o uso de máscaras, álcool em gel, permanência em locais arejados, além da vacinação, que está indicada para menores de um ano com três doses (aos 3 meses, 5 meses e 12 meses) e dos 11 a 14 anos com uma dose da meningo ACWY. Para as demais faixas etárias, a vacina encontra-se disponível no sistema privado.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento