Um encontro com catadores de recicláveis de 55 municípios da região Oeste do Paraná foi promovido na quinta-feira (22), em Cascavel. Quatro Pontes se fez presente através da Associação Quatropontense de Catadores (AQC), representada por Lovane Kirchein e Martha Andreia Reis, acompanhadas da diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach.
A iniciativa está inserida nos programas de Educação Ambiental e de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Linha Ecológica.
Conforme Lucilei Rosassi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, o evento teve como objetivo a celebração do trabalho desenvolvido, e representou a oportunidade de reunir uma categoria profissional muito importante no processo de gestão de resíduos. “A gente contou com cerca de 500 catadores dos 55 municípios da região oeste do Paraná”, comemora. “A ideia é que as reflexões que foram estabelecidas aqui possam chegar lá na UVR (Unidade de Valorização de Reciclados), na associação, na cooperativa, gerar mais engajamento, mais comprometimento e muita esperança nesse trabalho que é muito difícil, porém, extremamente necessário pra todos nós”, enfatiza.
O presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), participou do evento e destacou positivamente a ação. “A gente vê que a Itaipu Binacional não vem medindo esforços para continuar o que já vinha sendo feito, de valorização dos agentes ambientais, pensando na sustentabilidade, preservação do meio ambiente, destinação correta do lixo e meio ambiente, como também, nessa parte humana do catador, com um trabalho de formação”, ressalta.
O encontro, que teve como tema ‘O Papel do Catador na Gestão dos Resíduos Sólidos’ também representou uma partilha de conhecimento e aprimoramento técnico, segundo os organizadores, para melhorar os processos dentro da cadeia produtiva.
Palestras e cases
Dentro do evento houve palestras, cases e discussões sobre reciclagem. Fortalecimento das catadoras (es) de materiais recicláveis foi abordado por Alexandro Cardoso. Roselaine Mendes Ferreira falou sobre a importância de parcerias para as associações. O papel do técnico da UVR na gestão de associações foi destacado por Marcos Chaves. Eliane Silveira apresentou o case da Associação de Catadores de Itaipulândia. Em seguida, os palestrantes responderam questionamentos dos participantes.