Tendo como pauta prioritária a possibilidade de implantação da educação integral em 2024, reunião ocorreu entre a Secretaria de Educação de Quatro Pontes, através da equipe técnica, integrantes das equipes pedagógicas e direções das instituições da rede municipal de ensino e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, junto à sala de reuniões da prefeitura, na terça-feira (06).
Na oportunidade, representantes do NRE compartilharam experiências bem sucedidas de municípios que já adotaram a educação integral, destacando alguns benefícios, como a oferta de formação mais completa e abrangente aos estudantes, englobando o ensino curricular tradicional e atividades extracurriculares, que estimulam o desenvolvimento total das crianças. Em relação à parte técnica, a informação é de que há repasse de recursos extras para essa oferta de ensino, de acordo com o censo escolar.
A Secretaria de Educação demonstrou comprometimento em proporcionar aos alunos formação abrangente, considerando aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Caso não seja possível a implantação simultânea de educação integral, a intenção é ampliar as atividades extracurriculares oferecidas nas escolas.
Viabilidade
Para viabilizar a implantação da educação integral, a equipe municipal iniciará uma série de encontros técnicos e pedagógicos e em breve a secretaria também convocará toda a comunidade escolar para consulta pública. Além disso, serão realizados estudos para adequar as estruturas físicas das escolas e elaborar um plano de capacitação para os professores, com foco nas metodologias e práticas pedagógicas voltadas à educação integral, caso de fato se concretize.
A expectativa é que a implantação da educação integral contribua significativamente na formação das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios da vida de forma mais equilibrada e consciente. É importante destacar que esta oferta de educação é uma das metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação (meta 06 - oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica. Garantir que, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica sejam atendidos em jornadas diárias de sete horas ou mais até 2024).
Conforme a secretária de Educação, Eliane Biesdorf, a visita da equipe do NRE marca um passo importante nessa direção, fortalecendo a parceria entre as esferas municipal e estadual e reafirmando o compromisso com a educação de qualidade em Quatro Pontes.