Quatro Pontes formalizou um grande avanço ambiental. Cerca de 130 produtores rurais se reuniram para formar e fundar a Cooperativa do Município de Quatro Pontes (Cooperpont) visando executar o programa de bioenergia e saneamento rural ‘Oeste Sustentável’, advindo de estudos realizados por empresas do Estado de Mecklenburg, na Alemanha. A ação ocorreu na semana passada e integrou o cronograma de atividades do programa, reunindo, também, várias autoridades, como o vice-prefeito e secretário de Administração e Gabinete, Tiago Hansel, secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Luis Carlos Becker, representantes da Alemanha e outras.
O passo a passo vai garantido o volume necessário para a implementação do Programa Green Fuels Paraná para transformar as biomassas residuais em biogás e biofertizantes, além de gerar, a partir do biogás, “SAF”, querosene sintético para o setor de aviação. O diretor do programa, Neudi Mosconi, afirma que Toledo e o Oeste do Paraná serão conhecidos como a ‘Capital Mundial do Biogás’. “A primeira usina de bioenergia, já implantada em um dos distritos, representa 7% do VBP só dos dejetos de suínos. Esses resíduos orgânicos podem gerar energia elétrica limpa e sustentável para suprir toda a necessidade energética de um ambiente produtivo e ainda alimentar os demais setores”.
Programa
O Oeste Sustentável é um programa de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e das agroindústrias localizadas no Oeste do Paraná, implementado pela iniciativa privada, com o apoio e colaboração de instituições e órgãos públicos do Estado, em parceria com as agências vinculadas à agenda mundial do clima da União Européia. Integram também, o Programa H2Uppp - “Programa Global Comissionado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Proteção Climática da Alemanha”, com o apoio incondicional da Chancelaria e secretarias estaduais do Estado Alemão de Mecklemburg.