Um novo encontro com gestantes foi realizado na quarta-feira (19), na Casa da Cultura, integrando o projeto ‘Mãe Quatropontense’, desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social. Desta vez, foi ministrada palestra com a psicóloga Andrieli Bonissoni, que explanou sobre o tema ‘Descobri que vou ser mãe. E agora?’. Ela pontuou o período da gestação, puerpério e as alterações psicológicas da maternidade.
O secretário de Saúde, Marco Antonio Wickert, se fez presente e participou da entrega do kit, contendo banheira, fralda, lenço umedecido, termômetro, cotonete e outros itens, à quatropontense em fase final da gravidez, a qual participou dos encontros. Houve, ainda, a entrega de uma lembrança às demais gestantes e coffee break.
Atualmente, há 20 mulheres gestantes no município.
Projeto
O projeto é desenvolvido por meio da equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo de responsabilidade da enfermeira coordenadora da ESF, Diani Kolling. Os encontros são mensais e objetivam a atenção primária de qualidade, resolutiva e ordenadora do cuidado com ações do pré-natal e puerpério, além de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Também visam oferecer apoio biopsicossocial para gestantes da área de abrangência do município, bem como promover a saúde e o bem-estar social no período gestacional e puerperal e fornecer informações, materiais e medicamentos essenciais para o cuidado do bebê.