O anfiteatro Moacir Galante do Colégio Estadual Castelo Branco (Premem), em Toledo, sediou na última sexta-feira (25) a VI Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu representantes de 20 municípios da região e foi promovido pelo Conselho Regional de Segunda Alimentar e Nutricional (Coresan), com o apoio do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) da Prefeitura de Toledo e dos demais conselhos municipais. Quatro Pontes esteve representado pela a diretora do Departamento de Fomento a Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Mattiely Lamb, também eleita delegada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) do município.
O promotor de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, abriu as apresentações técnicas sobre ‘Direito humano a uma alimentação adequada’. Foram realizadas discussões que envolvem desde a produção de alimentos até as questões de saúde relacionadas a esse alimento; questão dos desperdícios no campo e nas nossas casas; questões relacionadas à agricultura familiar e sua importância para garantir comida de qualidade na mesa.
As propostas e moções serão encaminhadas para a Conferência Estadual e podem compor as propostas a serem debatidas na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada em Brasília (DF), de 11 a 14 de dezembro de 2023.