A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Quatro Pontes realizou, recentemente, reunião para a implantação da fiscalização municipal visando a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR).
A reunião foi conduzida pelo secretário Davi Boufleuher, e contou com a presença do médico veterinário da prefeitura, Rafael Hoscheid, extencionista rural do IDR-PR local, Marcia Cristina Lawich, do médico veterinário e agente de transferência de tecnologia do IDR-PR, André de Moura Victorio, e do médico veterinário e coordenador regional de agroindústria, piscicultura e bovinocultura do IDR-PR de Toledo, Gelson Hein.
Susaf
O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Ele pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.