Pelo terceiro ano consecutivo, Quatro Pontes é o grande vencedor da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, na categoria menor que 30 mil habitantes. O município é o melhor em ‘Infraestrutura e Mobilidade Urbana’. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de ontem (07), junto ao auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O prêmio foi entregue ao prefeito João Laufer, que com grande emoção afirma que é um orgulho receber a premiação. “Nossa cidade é pequena e ainda nova, pois tem só 31 anos. Receber este prêmio é muito gratificante e agradeço aos servidores, parceiros e munícipes, de coração. A gestão João e Tiago faz a diferença porque governamos com amor e alegria. Esse é o diferencial”, pontua. No evento, o mandatário foi acompanhado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Odete Laufer, e a diretora do Departamento de Ação Comunitária, Fátima Borth.
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, que é responsável pela avaliação dos municípios em todo o país. O objetivo é reconhecer e destacar boas práticas das gestões públicas municipais.
Outros Prêmios
Em 2021, Quatro Pontes também foi vencedor na etapa estadual, sendo premiado em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, inscrito no grupo menor ou igual a 30 mil habitantes. Ainda no mesmo ano, o município ficou entre as três melhores cidades do Brasil. A premiação foi na categoria Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) geral, menor que 30 mil habitantes, com a conquista do 2º lugar. Já no ano passado, Quatro Pontes foi finalista estadual em Sustentabilidade e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, categoria menor que 30 mil habitantes.
Avaliação
A avaliação é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local.