A Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu lançaram, na semana anterior, em solenidade no Rafain Churrascaria Show, em Foz do Iguaçu, a 10ª edição do Convênio Linha Ecológica, que há 20 anos investe em educação, cultura e sustentabilidade na região. Entre 2023 e 2027 serão repassados R$ 13,9 milhões para projetos em 55 municípios. O valor é quase o dobro do último convênio.
Quatro Pontes esteve representado através da gestora municipal e técnica da Unidade de Valorização de Reciclados (UVR), Fernanda Jung. Logo, participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; diretor de Coordenação, Carlos Carboni; presidente do Conselho dos Lindeiros e prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade; além dos gestores de educação ambiental e de cultura da Itaipu e dos municípios que fazem parte da Linha Ecológica.
Linha Ecológica
O Linha Ecológica integra o Programa Itaipu Mais que Energia, que engloba todas as ações socioambientais da empresa, como educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável, gestão por bacias hidrográficas, entre outras. O Programa é voltado para os 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul, atendendo uma população de mais de 11 milhões de habitantes.
Criado em 2002, o convênio Linha Ecológica tem um plano de trabalho dividido em cinco eixos: processos formativos, gestão estratégica da educação ambiental e da cultura, cultura e patrimônio, segurança hídrica e educomunicação. São 22 metas e 44 ações a serem desenvolvidas nos próximos 48 meses.