Entre os dias 21 a 23 de novembro, servidoras da Secretaria de Educação de Quatro Pontes participaram do IV Congresso Estadual de Educação, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar). O evento, sediado na capital do Estado, reuniu cerca de 600 participantes dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Quatro Pontes, município consorciado ao Ciedepar, esteve representado por Adriana Leobet Bregoli e Angélica Borelli Fridrich, as quais tiveram a oportunidade de vivenciar três dias intensos de debates, palestras e trocas de experiências com renomados especialistas em educação. Figuras ilustres marcaram presença, como o ex-lutador de MMA, Rogério Nogueira, vulgo Minotouro; Gabriel Chalita; dra. Cláudia Costin; Renato Casagrande; Mariza de Abreu; Fábio Cordeiro; secretário de Estado da Educação, Roni Miranda; e o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação, Alexsandro Santos.
O congresso abordou temas de extrema relevância para a educação, refletindo sobre as perspectivas da nova educação, políticas de estado, Plano Nacional de Educação (PNE), educação integral, Programa Educa Juntos, piso do magistério e planos de carreira dos profissionais da educação. Além disso, foi discutido sobre autismo e o papel do poder público, ICMS-Educação, Fundeb 2024, complementação da União (VAAT, VAAR, e VAAF), programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Plano de Ações Articuladas (PAR), Novo PAC e os novos programas do governo federal.
Destacando-se como um momento de aprendizado e atualização, o congresso também contou com a presença de técnicos do FNDE, que ofereceram apoio aos participantes, esclarecendo dúvidas e auxiliando na resolução de questões relacionadas aos sistemas do governo federal e estadual.
Para as servidoras quatropontenses, o evento representou uma oportunidade única de enriquecimento profissional. “O congresso foi uma verdadeira imersão em temas relevantes para a educação, proporcionando uma visão abrangente e atualizada do cenário educacional. Estamos entusiasmadas em compartilhar esse conhecimento com toda a equipe de trabalho da secretaria”, afirma Angélica.
Visita Técnica
Ainda em Curitiba, as servidoras participaram de visita técnica na Secretaria de Estado da Educação com a equipe do Núcleo de Cooperação Pedagógica (NCPM), sendo atendidas por Maurício Pastor, Cleusa Curcel e Sílvia Regina Darronqui. Na ocasião, foi falado sobre a Prova Paraná, Prova Paraná Mais, Programa Formadores em Ação, Programa Educa Juntos e Programa Aprender Valor.
Outra visita técnica ocorreu no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), com atendimento da gerente do Departamento de Transporte Escolar, Cláudia Akel, e equipe, a fim de tratar sobre transporte escolar, licitações de mobiliários, equipamentos e veículos escolares, incluindo assuntos para o bom funcionamento da rede educacional, com foco especial no transporte escolar. “Sabemos que o transporte é uma peça chave para garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. A atenção dedicada pela equipe do Fundepar é digna de reconhecimento”, ressalta Adriana, responsável pelo transporte escolar no município e pelos sistemas SIGET e SETE. “O compartilhamento de informações e troca de experiências foi essencial para esclarecer dúvidas e garantir a compreensão plena sobre o funcionamento desses sistemas, essenciais para o eficiente gerenciamento do transporte escolar em nosso município”, acrescenta.
As discussões sobre licitações de mobiliários e equipamentos escolares também foram de suma importância, segundo as servidoras, uma vez que o ambiente bem equipado e adequado contribui diretamente para o aprendizado dos alunos. “A visita fortaleceu os laços entre a secretaria e o Fundepar e ressaltou a importância da colaboração e troca de conhecimentos para o aprimoramento constante dos serviços educacionais. É necessária a implementação das práticas e insights adquiridos visando a excelência no transporte, na infraestrutura escolar e em todos os aspectos que impactam diretamente a experiência de aprendizado dos educandos”, afirmam.
Com a bagagem de conhecimento adquirida, as servidoras retornaram à Quatro Pontes comprometidas a aplicar as melhores práticas e contribuir para o contínuo aprimoramento do sistema educacional municipal. “O engajamento no Congresso e as visitas técnicas fortaleceram os laços entre os profissionais da educação, evidenciando o compromisso de Quatro Pontes com a excelência na educação”, diz.