A Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social realizaram ontem (20) o último encontro de 2023 do projeto ‘Mãe quatropontense’, na Casa da Cultura. Na ocasião, palestra intitulada ‘Gestação: o que é normal e o que não é?’ foi ministrada pela médica ginecologista e obstetra do município, Viviane Ricardi Medeiros.
Na explanação, a profissional abordou sintoma geral, aparelho reprodutor, mamas, coração e fluxo sanguíneo, via urinária, via respiratória, vias aéreas, trato digestivo, pele, articulações, sangramentos e perdas de líquido por via vaginal e contrações (treinamento x trabalho de parto).
O encontro também contou com a presença do secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, além da enfermeira coordenadora da equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Diani Kolling, e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que acompanham as gestantes. Ao final, houve entrega de banheira, fralda, lenço umedecido e outros itens às quatropontenses em fase final da gravidez e todas foram presenteadas com um kit composto por toalha de banho, conjunto de body e calça e uma fralda de boca. Depois, houve confraternização com coffee break.
Projeto
O projeto é desenvolvido por meio da equipe ESF, de responsabilidade da enfermeira coordenadora da ESF, Diani Kolling. Os encontros são mensais e objetivam a atenção primária de qualidade, resolutiva e ordenadora do cuidado com ações do pré-natal e puerpério, além de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida. Também visam oferecer apoio biopsicossocial para gestantes da área de abrangência do município, bem como promover a saúde e o bem-estar social no período gestacional e puerperal e fornecer informações, materiais e medicamentos essenciais para o cuidado do bebê.