| 01/03/2024 - 16:47
Dia D de Combate à Dengue terá pedágio educativo em Quatro Pontes

Quatro Pontes estará mobilizado contra a dengue amanhã (02), no chamado Dia D de Combate à Dengue, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’, que vai acontecer em todo o Brasil. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através das 22 Regionais de Saúde, além do apoio do Comitê Estadual Intersetorial de Controle da Dengue, solicitou a adesão de todas as prefeituras para ajudar a controlar a situação epidemiológica da doença, mediante ações de prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti.

No município quatropontense, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, fará um pedágio educativo na Avenida Presidente Epitácio, em frente à Rádio Tropical FM, envolvendo as agentes de endemias e demais funcionários da saúde. A iniciativa ocorrerá na parte da manhã, quando serão distribuídos folders educativos aos pedestres e motoristas.

Segundo o último relatório da Secretaria de Saúde, Quatro Pontes tem o registro de 47 casos de dengue confirmados e 224 notificados. Com isso, o município está em alerta vermelho para pré-epidemia e ações para a decretação de epidemia já estão sendo adotadas.

Adesão Coletiva

A proposta da Sesa neste Dia D é a ampla divulgação e desenvolvimento de ações educativas em praças e vias públicas em todos os municípios visando à adesão dos paranaenses na atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação. Logo, a principal mensagem é reforçar a prevenção, que cabe a todos, pois a responsabilidade da eliminação e remoção mecânica dos criadouros é coletiva.

Dados

Até terça-feira (27) foram notificados 155.500 casos de dengue no Paraná, com 58.567 confirmados e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024. É muito importante que todos estejam atentos aos sintomas. E em caso de febre alta, dores nas articulações e atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, a população deve procurar um serviço de saúde.