No dia 27/03 Quatro pontes realiza o “Seminário Plante e colha Saúde” evento este realizado pela prefeitura através do Departamento de Ação Ambiental em parceria com a Secretaria de Saúde do município.
O projeto é fruto de uma parceria da empresa Sustentec e Itaipu Binacional visando levar conhecimento e relembrar a sabedoria popular sobre as plantas medicinais.
No seminário é aberta a toda a população sendo necessária a inscrição somente para quem fez a etapa no ano de 2024, para poder receber o certificado.
O projeto Plante e Colha Saúde é uma iniciativa que visa promover o cultivo de plantas medicinais e o uso de fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos
• Consolidar o Paraná como referência na produção de plantas medicinais
• Beneficiar os agricultores e os consumidores que buscam alternativas naturais para a saúde
• Incorporar o uso dos fitoterápicos no SUS
Como funciona
• Os agricultores cultivam as plantas, que são colhidas, secas e picadas para manter suas propriedades medicinais
• O material é enviado à Sustentec, que analisa o controle de qualidade
• O material passa por um processo de extração que o transforma em medicamento fitoterápico
Parcerias
• O projeto conta com a parceria da Sustentec e da Itaipu Binacional
• O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) é parceiro para expandir o projeto pelo Paraná
Benefícios
• O uso de plantas medicinais pode contribuir para a saúde dos indivíduos
• As plantas medicinais podem ser utilizadas para tratamento ou alívio de doenças, sintomas ou condições de saúde