Organizado pelo Departamento de Esportes de Quatro Pontes, o 1º Circuito Oeste do JIIDO (Jogos de Integração da Pessoa Idosa) teve sua 3ª etapa realizada nesta terça-feira, dia 17 de junho, no município de Pato Bragado, com a modalidade Vôlei Escuro, voltada para atletas com mais de 70 anos.
Com o apoio do município, a equipe masculina de Quatro Pontes conquistou o 1º lugar e a equipe feminina ficou com a 4ª colocação. A iniciativa tem como principal objetivo a preparação dos atletas da terceira idade para a etapa estadual do JIIDO, que ocorrerá em Guaratuba, de 03 a 09 de novembro de 2025.
Através da prática esportiva, o Circuito Regional promove o desenvolvimento cognitivo, a manutenção das habilidades motoras e o bem-estar físico e social dos idosos, proporcionando qualidade de vida e integração entre os participantes.
A próxima etapa acontecerá em julho, em Nova Santa Rosa, com as modalidades Peteca e Basquete Relógio. As equipes seguem sob a coordenação do professor Gustavo Müller.
CIDADES PARTICIPANTES DO CIRCUITO REGIONAL DO JIIDO:
MODALIDADES DO JIIDO CIRCUITO OESTE:
SOBRE O JIIDO
O JIIDO é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com execução da Paraná Esporte e apoio das prefeituras municipais. A XIX edição estadual já está em fase de organização.
A proposta visa atender à Política Pública de Esportes para todas as fases da vida, com foco na atividade física como meio de promoção da saúde, bem-estar, lazer e inclusão social para a população idosa.
SOBRE A MODALIDADE VÔLEI ESCURO
Praticado em quadra oficial de voleibol, com bolas infláveis de 45 cm, o Vôlei Escuro adapta regras tradicionais para atender às necessidades dos participantes acima de 70 anos. Com até 12 jogadores por equipe, a modalidade prioriza a segurança, o estímulo motor e a interação, sendo disputada em tempos de 8 minutos ou até que uma das equipes alcance vantagem de 25 pontos.
O jogo valoriza a integração, a coordenação e a atividade física regular como ferramentas essenciais na construção de uma velhice ativa e participativa.