A Anvisa publicou uma nota técnica direcionada aos manipuladores de alimentos para a proteção dos trabalhadores durante a pandemia do Covid-19. Ela tem como objetivo orientar e esclarecer aos profissionais da área de alimentos sobre a adoção do uso de luvas e máscaras nos estabelecimentos de alimentos, destacando medidas que devem ser reforçadas para evitar a disseminação do novo coronavírus entre os trabalhadores.
De acordo com a nota técnica, o uso de luvas, máscaras e óculos ou qualquer outro equipamento de proteção individual (EPI) não substitui os cuidados básicos de higiene, como a lavagem frequente e correta das mãos. A Anvisa ainda esclarece que o uso de luvas e máscaras não é obrigatório, dependendo do tipo de empresa e da manipulação que é feita do alimento, desde que a higienização dos ambientes, utensílios e pessoas esteja absolutamente correta. Caso a empresa adote o uso de luvas e máscaras, ela também deve reforçar medidas de substituição e higiene desses equipamentos para evitar a contaminação de alimentos.
A médica veterinária encarregada da Vigilância Sanitária, de Quatro Pontes, Rosangela Zuanazzi Leobet, complementa dizendo que não é necessário o uso de luvas por parte dos manipuladores de alimentos. “A luva somente deverá ser utilizada quando houver o contato das mãos com o alimento pronto para consumo. Durante a manipulação, a recomendação é a constante lavagem das mãos com água e sabão”, assegura.
A nota técnica pode ser acessada no link http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+23_2020_atualizacao+mascaras/72c8affa-143c-458b-980e-712f288faf0c.
Segurança
Se houver um colaborador infectado ou com suspeita de Covid-19 na empresa, orienta-se que o fato seja comunicado à chefia e que o trabalhador seja afastado das atividades. As orientações do Ministério da Saúde devem ser seguidas na íntegra.