Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 25/04/2023 - 11:22
Paraná recomenda vacina bivalente contra Covid-19 para todas pessoas acima de 18 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda a aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos. A orientação segue a nova normativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), oficializada pelo Ministério da Saúde ontem (24), por meio da Nota Técnica nº 30/2023 da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI). A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes recebeu hoje (25) a Nota Técnica, autorizando o chamamento do novo público.

Segundo o documento, a recomendação se aplica a todas as pessoas acima de 18 anos que tenham recebido pelo menos duas doses do esquema primário e considera a disponibilidade de vacinas bivalentes e a necessidade de atualização de resposta imunológica da população para as novas variantes da doença.

O novo público-alvo deve procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08 às 12h e 13h30 às 17h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão SUS e o CPF.

Vacinação no Paraná e Brasil

A vacinação contra a Covid-19 no Paraná com as doses bivalentes completa dois meses nesta quinta-feira (27) e registra até esta terça-feira (25) 666 mil doses aplicadas. O número corresponde a 45% das 1,5 milhão das doses enviadas aos municípios.

“Já aguardávamos essa orientação visto que a adesão do imunizante está abaixo do esperado em todo o Brasil e temos doses disponíveis. Não queremos vacinas estocadas, queremos vacina no braço. O Paraná está preparado para essa ampliação e continuará atuando em parceria com os municípios para vacinar o maior número de pessoas possíveis”, diz o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Brasil, 10,5 milhões de pessoas receberam a dose de reforço com a bivalente. O Estado é o 5º no ranking nacional com o maior número de doses aplicadas, em números absolutos, atrás de São Paulo (3,3 milhões de doses), Minas Gerais (1,1 milhão), Rio de Janeiro (1 milhão) e Rio Grande do Sul (712 mil).

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento