| 31/07/2020 - 11:54
Equipes recebem curso e treinamento para retomada presencial gradual das atividades culturais e esportivas

Durante a tarde de ontem (30), professores, colaboradores, instrutores e funcionários dos Departamentos de Cultura e de Esportes, de Quatro Pontes, receberam capacitação para a retomada presencial gradual de parte das atividades na segunda-feira (03), visto ser de extrema importância cumprir as medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a propagação da doença. Deste modo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes viabilizou a atividade Guia de Prevenção da Covid-19 na modalidade EAD, através da Rede Fecomércio-RS, por meio do Senac-RS, e treinamento exclusivo para zeladoras, ministrado pelo técnico em segurança do trabalho da prefeitura, Dirceu Luiz Wagner, na Casa da Cultura.

O Plano de Retorno das Atividades Presencias do Departamento de Cultura e Esportes foi apresentado em reunião ontem, na Casa da Cultura, sendo aprovado pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 (Comitê Covid-19). Para elaborá-lo, importantes aspectos foram considerados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, que está bastante preocupada com a continuidade das atividades dos projetos culturais e esportivos. O planejamento, então, está baseado nas orientações da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), através de um documento norteador para a retomada da educação, e cada professor, perante a prática da sua oficina, elaborou o método mais seguro para o retorno das atividades presenciais.

Com o decreto municipal nº 029/2020, de 19 de março de 2020, as atividades escolares, culturais e esportivas foram suspensas por tempo indeterminado, como uma medida de prevenção à propagação do Covid-19. Assim, já se soma quatro meses sem atividades, que são essenciais para a saúde psíquica e mental, pois promovem socialização, convívio e exercício físico.