Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 23/09/2020 - 14:34
1º Óbito Confirmado por Covid-19

Nota da Epidemiologia do Município de Quatro Pontes sobre primeiro óbito por Covid-19

O Município de Quatro Pontes registrou no final da tarde ontem, dia 22 de setembro, o primeiro óbito por Covid-19. Este paciente estava em internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital HOESP, Bom Jesus. O internamento do mesmo se deu no último dia 14 de setembro, após o paciente apresentar uma piora do quadro, já positivo para Covid-19.

O paciente de 71 anos tem histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com sequelas, hipertensão arterial, parkinson, renal crônico, dificuldade de deambular e internamentos recorrentes no hospital de referência do município para tratamentos. No último dia 04 de setembro, o paciente deu entrada em nossa unidade (Ambulatório Respiratório) com queixa de falta de ar, sendo avaliado pela equipe de enfermagem e pelo médico plantonista e, posteriormente, foi encaminhado ao Hospital de Entre Rios do Oeste para tratamento e acompanhamento dos sintomas apresentados no momento. Neste período, o paciente ficou internado por três dias, recebendo alta e, então, acompanhamento no município pela equipe de monitoramento (ACS’s) e pela equipe do Ambulatório Respiratório, com visitas domiciliares do médico para melhor acompanhamento do caso.

Durante o monitoramento de dez dias, o paciente realizou coleta de RT-PCR, pois no momento do atendimento no dia 04 de setembro o mesmo foi notificado como caso suspeito para Covid-19. Coleta foi realizada no dia 08 de setembro e o resultado foi liberado no dia 09 de setembro, sendo positivo para Covid-19. Durante o acompanhamento do paciente, o mesmo apresentou boa evolução nos últimos dias que antecederam a piora súbita, acontecida na madrugada do dia 14 de setembro, ocasião em que o paciente foi, então, encaminhado para o hospital de referência para atendimento de pacientes com Covid-19 do município, em Entre Rios do Oeste. Por volta das 08h30 da manhã do dia 14 de setembro, a Epidemiologia foi acionada pelo hospital de referência, informando que o paciente havia dado entrada com quadro grave, necessitando de intubação e que o mesmo necessitava de um internamento em UTI. Foi, então, colocado na Central de Leitos do Estado, responsável pela regulação das vagas, sendo, no mesmo período, admitido no então Hospital HOESP.

A equipe local, realizou vários contatos com a família e junto à 20ª Regional de Saúde de Toledo em busca de informações sobre o paciente, sendo, então, comunicado que na noite do dia 21 de setembro o mesmo apresentou quadro febril, o que se agravou durante o dia de ontem, 22 de setembro, quando às 17h30 o paciente faleceu. Nós, da equipe do Ambulatório Respiratório e da Epidemiologia, estamos em contato diário e constante com vários pacientes que positivam e que recebem alta após boa evolução da doença, mas, infelizmente, nem sempre nossa batalha será vencida. Com muita tristeza e profundo pesar, perdemos no dia de ontem, 22 de setembro, não somente um munícipe ou um paciente de Covid-19, perdemos uma VIDA. Vida pela qual, junto com a família, lutamos. Estivemos juntos dando apoio, como se fosse da nossa família, pois na batalha contra o Covid-19 não existe lado e estamos todos juntos do lado da VIDA. Nossa eterna gratidão à família e ao nosso paciente.

Secretaria de Saúde

Quatro Pontes, 23 de setembro de 2020.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento