Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 28/09/2021 - 11:53
Adolescentes de 17 anos sem comorbidades podem se vacinar contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes inicia nesta terça-feira (28) a vacinação de um novo público contra a Covid- 19. São os adolescentes de 17 anos sem comorbidades, que devem procurar a Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, sempre das 08 às 11h30 e das 14 às 17h30. Para receber a dose é necessário apresentar o Cartão SUS, um documento pessoal e a carteira de vacinas. O uso de máscara é obrigatório, podendo ser dispensado se estiver sem a mesma.

Adolescentes de 12 a 17 anos com Comorbidades ou Deficiências Permanentes

Também tem continuidade à vacinação contra a Covid-19 para todos os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências permanentes. Para receber a dose, os adolescentes devem solicitar em consulta clínica uma carta de recomendação à vacinação. Assim, está disponível na Sala de Vacinas, Centro de Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS), com a pediatra, ginecologista e médicos de clínica geral do município e no site www.quatropontes.pr.gov.br, acessando “Transparência Covid-19” no topo da página, uma Declaração de Indicação da Vacina Covid-19, seguindo os padrões dos termos já adotados pela Secretaria de Saúde. A declaração deve ser retirada pelos pais e/ou responsáveis e exibida em consulta médica para avaliação do paciente e posterior assinatura do médico (a). Quem faz acompanhamento particular ou pelo convênio de saúde, também pode retirar a declaração no site.

Comorbidades

As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são as seguintes: diabetes; pneumopatia crônica grave; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios b, c ou d, independente de classe funcional da new york heart association; cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária; cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo); síndromes coronarianas crônicas; valvopatias; miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada; cardiopatias congênitas no adulto com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico; doença cerebrovascular; doença renal crônica estágio 3 ou mais e síndrome nefrótica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida (imc ≥ 40); síndrome de down; cirrose hepática; e doenças neurológicas crônicas, doença cerebrovascular.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento