Teve encaminhamentos importantes na busca por soluções sobre a BR-163 a reunião realizada na sexta-feira (14) na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). O prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, se fez presente, junto com o secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Luis Carlos Becker. O primeiro passo será diretamente com a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
O encontro também reuniu o presidente da AMOP e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, 1º vice-presidente da AMOP e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, e os prefeitos de Capanema, Américo Belle, de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, de Lindoeste, Silvio de Souza, de Cascavel, Leonaldo Paranhos, de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak (Kabelo), e de Santa Lúcia, Renato Tonidandel, além do vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti, secretários municipais e a vereadora e professora Liliam.
Na reunião, cada um dos prefeitos apresentou as particularidades da situação em suas áreas, mas observando o todo. No geral, as dificuldades dizem respeito à conclusão da obra em si e problemas dos próprios projetos, com necessidade de acessos e maior atenção ao modelo de marginais. A preocupação geral é com a demora para conclusão e com ajustes que estão sendo necessários para minimizar impactos, sobretudo na integração entre o transporte rodoviário e o urbano.
Ouvindo cada uma das demandas dos municípios, o caminho prático encontrado foi uma solicitação conjunta, cuja entrega formal deve ser realizada à Superintendência do DNIT, aproveitando a agenda que o prefeito de Quatro Pontes, João Laufer, obteve. Também haverá uma mobilização envolvendo a bancada paranaense na Câmara.