CURSO DE GESTÃO ESCOLAR EM QUATRO PONTES PREPARA CANDIDATOS PARA CONSULTA À COMUNIDADE
A Secretaria Municipal de Educação de Quatro Pontes está em andamento com o Curso Preparatório em Gestão Escolar, etapa obrigatória para profissionais que desejam candidatar-se à função de diretor escolar, conforme estabelecido no Decreto Municipal nº 074/2025 e no Edital nº 017/2025.
O curso teve início em 23 de junho de 2025, sendo conduzido pela técnica da SMED, Adriana Leobet Bregoli, com abordagens voltadas à legislação e fundamentos da educação, incluindo:
• Constituição Federal
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
• FUNDEB
• Estatuto da Criança e do Adolescente
• Plano Nacional e Plano Municipal de Educação
• Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
A segunda etapa foi realizada no dia 30 de junho, com foco em:
• Documentação escolar
• Políticas e programas educacionais
• Sistemas da educação
Com carga horária total de 12 horas, o curso inclui ainda a elaboração do Plano de Trabalho e a aplicação de Avaliação Escrita, válida por quatro anos, conforme o §2º do Artigo 6º do Decreto nº 074/2025.
O próximo encontro está agendado para 7 de julho, e será conduzido pela diretora Paula Rejane Fulber Becker, com os seguintes conteúdos:
• Conselho Escolar e APMF
• PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)
• IDEB e processos de aprendizagem
• Atribuições do diretor, coordenador e professor
• Plano de Trabalho: teoria e prática
A prova de desempenho, etapa obrigatória do processo, ocorrerá no dia 9 de julho de 2025. Conforme o Anexo I do Decreto, a frequência integral (100%) no curso garante 100 pontos, enquanto a frequência mínima de 75% assegura 60 pontos no processo de seleção.
Além de atender à legislação municipal, a formação cumpre a Condicionalidade I do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), prevista pelo Fundeb, que exige critérios técnicos de mérito e desempenho, com participação da comunidade, para a escolha de gestores escolares.
A Secretaria Municipal de Educação destaca a relevância do curso como etapa de qualificação e reforça que uma gestão escolar eficiente se inicia com formação técnica sólida e comprometimento dos profissionais envolvidos no processo educacional.