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| 24/05/2023 - 16:25
Educação recebe resultado da avaliação de fluência de leitura aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Em março, três mil escolas de 397 municípios paranaenses aplicaram aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental avaliações de fluência de leitura para analisar o nível de alfabetização dos estudantes. Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) entregou os boletins detalhados com os resultados das avaliações aos secretários municipais de Educação em Curitiba; caso de Quatro Pontes à secretária Eliane Biesdorf, que esteve acompanhada da coordenadora da Escola Municipal Dona Leopoldina, Leila Adams.

Ofertado pela Seed-PR como parte das ações do programa Educa Juntos, o teste foi aplicado a 126 mil estudantes e os classifica em pré-leitor (níveis 1 a 4), leitor iniciante e leitor fluente. Como o esperado é que o estudante atinja a fluência até o final do 2º ano, o aconselhável é que, no início do ano letivo, ele esteja classificado a partir do nível 3 de pré-leitor.

De acordo com os resultados da avaliação, 68% dos alunos estavam classificados a partir do nível 3 (sendo 6% leitores fluentes, 34% leitores iniciantes, 19% pré-leitores nível 4 e 9% pré-leitores nível 3) e os demais estão nos níveis 1 e 2 de pré-leitores.

Agora, a partir dos resultados, as Secretarias Municipais de Educação, com o apoio da Seed, podem criar estratégias pedagógicas para garantir que esses estudantes atinjam a fluência até o fim do ano letivo, empregando atenção especial para os 26% que estão nos níveis iniciais.

Avaliação de Fluência

O teste, aplicado entre 21 e 31 de março, consiste na leitura de palavras e textos com diferentes graus de complexidade. A professora que conduz o teste pode observar se há fluência na leitura e se há pausas ou dificuldade entre as palavras. Ela também grava a leitura do aluno na plataforma CAEd (do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Os áudios gravados são avaliados por uma equipe que analisa a fluidez e ritmo da leitura do estudante, para identificar seu perfil de leitor. Em junho e novembro, estão previstas outras duas edições da avaliação de fluência, para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

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