Em março, três mil escolas de 397 municípios paranaenses aplicaram aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental avaliações de fluência de leitura para analisar o nível de alfabetização dos estudantes. Na última quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) entregou os boletins detalhados com os resultados das avaliações aos secretários municipais de Educação em Curitiba; caso de Quatro Pontes à secretária Eliane Biesdorf, que esteve acompanhada da coordenadora da Escola Municipal Dona Leopoldina, Leila Adams.
Ofertado pela Seed-PR como parte das ações do programa Educa Juntos, o teste foi aplicado a 126 mil estudantes e os classifica em pré-leitor (níveis 1 a 4), leitor iniciante e leitor fluente. Como o esperado é que o estudante atinja a fluência até o final do 2º ano, o aconselhável é que, no início do ano letivo, ele esteja classificado a partir do nível 3 de pré-leitor.
De acordo com os resultados da avaliação, 68% dos alunos estavam classificados a partir do nível 3 (sendo 6% leitores fluentes, 34% leitores iniciantes, 19% pré-leitores nível 4 e 9% pré-leitores nível 3) e os demais estão nos níveis 1 e 2 de pré-leitores.
Agora, a partir dos resultados, as Secretarias Municipais de Educação, com o apoio da Seed, podem criar estratégias pedagógicas para garantir que esses estudantes atinjam a fluência até o fim do ano letivo, empregando atenção especial para os 26% que estão nos níveis iniciais.
Avaliação de Fluência
O teste, aplicado entre 21 e 31 de março, consiste na leitura de palavras e textos com diferentes graus de complexidade. A professora que conduz o teste pode observar se há fluência na leitura e se há pausas ou dificuldade entre as palavras. Ela também grava a leitura do aluno na plataforma CAEd (do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora).
Os áudios gravados são avaliados por uma equipe que analisa a fluidez e ritmo da leitura do estudante, para identificar seu perfil de leitor. Em junho e novembro, estão previstas outras duas edições da avaliação de fluência, para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.